MENOPAUSA

MENOPAUSA

O que é menopausa?

É o momento na vida da mulher em que ela para de menstruar naturalmente. A Menopausa marca o fim do período reprodutivo. A idade média da menopausa é de 51 anos. No entanto, em estudos epidemiológicos, aproximadamente 10% das mulheres tornam-se menopausadas aos 45 anos. 

  A maior parte das mulheres vivenciam uma fase de transição que antecede a menopausa a qual chamamos de perimenopausa ou climatério. A perimenopausa é uma fase de mudanças graduais nos níveis de estrogênio - hormônio que ajuda no controle do ciclo menstrual. Mudanças nos níveis de estrogênio podem trazer sintomas como  ondas de calor e mudanças no padrão do sono. Para controlar esses sintomas, algumas mulheres podem optar pelo uso da terapia hormonal.

Os hormônios do seu corpo

Durante a sua vida reprodutiva, mudanças mensais na produção de dois hormônios – estrogênio e progesterona – controlam seu ciclo menstrual. Estes hormônios são produzidos nos ovários. O estrogênio faz com que o endométrio (camada de revestimento interna do útero) cresça e aumente de espessura, preparando-o para uma possível gravidez. Por volta do 14°. dia do ciclo menstrual, um óvulo é liberado dos ovários, processo conhecido como ovulação. Se o óvulo não for fertilizado, não ocorrerá gravidez. Isso faz com que os níveis de estrogênio e progesterona diminuam, sinalizando que o útero pode descamar seu revestimento interno (o endométrio). Esta descamação é o que conhecemos como período menstrual ou menstruação.

Sinais e Sintomas da Perimenopausa

Os sinais e sintomas que a maior parte das mulheres experimentam durante a perimenopausa são causados pela diminuição gradual dos níveos de estrogênio. Você pode ter apenas alguns ou muitos deles. Os sintomas podem ser brandos ou severos....Continue lendo