CONTRACEPÇÃO

O que são métodos contraceptivos hormonais combinados?

Pílula contraceptiva, adesivo contraceptivo e  anel vaginal são métodos contraceptivos hormonais combinados. Eles contêm 2 hormônios: estrogênio e progesterona.

Como os métodos contraceptivos hormonais combinados previnem a gravidez?

Os métodos contraceptivos hormonais combinados liberam estrogênio e progesterona. Estes hormônios previnem a gravidez principalmente por suspender a ovulação (a liberação de nosso óvulo por um dos ovários). Existem ações adicionais que contribuem para se obter a contracepção: o muco cervical fica mais grosso, fazendo com que fique mais difícil que o esperma entre no útero. Também ocorre o afinamento do endométrio (camada interna do útero) o que torna improvável o implante de um embrião no útero.

Qual é a eficácia
dos métodos contraceptivos hormonais combinados?

Com o uso típico – que significa que o método pode não ser usado consistentemente e corretamente – 9 entre cada 100 mulheres (9%) irão engravidar durante o primeiro ano de uso desses métodos. Com o uso ideal , ou seja, o método é usado consistente e corretamente, menos de 1 mulher em 100 irá engravidar no intervalo de 1 ano.

Quais são os benefícios dos métodos contraceptivos?

Os métodos contraceptivos combinados têm diversos benefícios além de prevenir uma gravidez não planejada. Continue lendo