ALTERAÇÕES BENIGNAS DA MAMA

O que são Alterações Benignas da Mama?

São condições mamárias benignas, que não incluem câncer. Também conhecida como Desordens Benignas da Mama, englobam situações clínicas que geralmente se resolvem espontaneamente ou requerem tratamento simples. Em sua maioria, representam alterações funcionais e fisiológicas da glândula mamária em resposta à ação hormonal cíclica das mulheres na fase reprodutiva.

  Como algumas poucas condições pode representar um aumento no risco futuro de câncer, é necessário fazer acompanhamento com o seu médico para avaliação e acompanhamento. 

Quais são os principais sinais e sintomas das alterações benignas da mama?

O mais comum dos sintomas é a dor - mastalgia. E o sinal mais referido pelas pacientes é a percepção de nódulos na mama. Outros sinais e sintomas que podem ser observados são alterações na pele, inflamação e fluxo papilar. 

O que causa a mastalgia?

Inicialmente, é útil entender que existem duas apresentações temporais da mastalgia: a cíclica e a não cíclica.

  A dor cíclica nas mamas (mastalgia cíclica) ocorre em resposta às alterações nos níveis de hormônio. Poucos dias antes da menstruação, as mamas podem apresentar algum grau de edema (retenção de líquido) e por isso, podem ficar pesadas e mais sensíveis  ou mesmo dolorosas.

  Também podemos observar esse sintoma no início do tratamento com contraceptivos ou reposição hormonal, sem que isso represente algum risco.

  Já a mastalgia não cíclica, não está relacionada ao ciclo menstrual. Geralmente ocorre em uma das mamas em um ponto específico referido pela paciente. Existem várias justificativas para essa dor localizada, como por exemplo, lesão ou contusão na mama, infecção, mamas volumosas, neurites, fraturas de costela entre outras. Na realidade, ao contrário do que as pacientes imaginam, a dor não cíclica na mama raramente é causada por câncer de mama.

Como a mastalgia benigna pode ser tratada?

Para a dor cíclica, usar sutiã bem ajustado e adequado para o tamanho das mamas é o cuidado inicial. Se necessário, analgésicos podem ser usados para alívio dos sintomas. A prescrição de diuréticos e do ácido gamalinoléico contribuem sensivelmente para diminuir a sensação de peso nas mamas, além de aliviar os sintomas pré-menstruais de uma maneira geral. Se a paciente já usa contraceptivo, usá-lo de forma continua diminuirá a mastalgia.

  Caso a mastalgia seja não cíclica, é necessário ver o seu gineco-obstetra ou mastologista para uma avaliação. De qualquer forma, dores localizadas são, por vezes, de origem torácica e podem acometer qualquer mulher em qualquer idade, sobretudo em determinadas atividades profissionais. Nessas condições, o uso de anti-inflamatórios trazem alívio da dor mas é importante conhecer a origem da dor mamária não-cíclica.

O que são nódulos benignos da mama?  Continue lendo