MENOPAUSA

MENOPAUSA

Sinais e Sintomas da Perimenopausa
Mudanças no seu Ciclo Menstrual

Um sinal comum da perimenopausa é a mudança no seu ciclo menstrual. O ciclo pode se tornar mais longo do que o habitual ou mais curto. Pode haver falhas – meses em que a menstruação não desce. O volume pode aumentar ou diminuir. Embora essas alterações sejam normais nessa fase próxima à menopausa, recomenda-se que as informem ao seu ginecologista. Sangramento anormal pode ser um problema. Informe seu ginecologista caso observe:

    - sangramento entre os períodos menstruais

    - sangramento após relação sexual

    - ‘escape’ em qualquer período do ciclo menstrual

    - sangramento menstrual mais volumoso ou prolongado

    - qualquer sangramento após a menopausa

Ondas de calor, fogachos

Os fogachos são uma das queixas mais comuns da perimenopausa. São como ondas de calor sentidas subitamente, no rosto e no corpo. A pele pode ficar avermelhada e sudoreica. O sintoma pode durar apenas alguns segundos ou se estender por longos minutos. Os fogachos não são prejudiciais mas podem gerar constrangimento para algumas pacientes e interferir em seu dia a dia.

Mudanças no Trato Urinário e Reprodutivo

A medida que o estrogênio diminui, observa-se alterações na vagina. Com o tempo, a camada tecidual que reveste a vagina torna-se mais fina, ressecada e menos elástica. O ressecamento vaginal pode causar dor durante a relação sexual. Infecções vaginais podem também ser mais frequentes....Continue lendo