Câncer de Colo de Útero

O que é ?

O colo do útero (também chamado cérvice, que é a entrada do útero e fica no topo da vagina) é coberto por uma fina camada de tecido celular. Células sadias crescem, dividem-se e são substituídas, quando necessário. O Câncer do colo de útero (ou câncer cervical) ocorre quando essas células se alteram e se transformam em células cancerígenas, as quais  se dividem mais rapidamente. As células cancerígenas podem crescer em camadas celulares mais profundas e se espalharem para outros órgãos. As células do câncer podem formar uma massa de tecido chamado tumor.

Quanto tempo leva para que o câncer de colo de útero se desenvolva?

Geralmente, leva vários anos para que o câncer de colo de útero (ou câncer cervical) se desenvolva. Durante esse tempo, as células da cérvice tornam-se anormais. A alteração celular que ocorre antes da ocorrência do câncer chama-se de displasia ou neoplasia intraepitelial cervical (NIC).

Qual é a principal causa de câncer de colo de útero?

A principal causa de câncer de colo de útero é a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV). Existem vários tipos de HPV. Alguns tipos de HPV, chamados de alto risco, podem causar câncer no anus, colo de útero, vulva, vagina e pênis. Também podem causar câncer de cabeça e pescoço. Outros tipos estão ligados ao surgimento de verrugas genitais. Existem 3 vacinas disponíveis que podem proteger contra alguns tipos de HPV.

Quem está sob risco de câncer de colo de útero?

O principal fator de risco para o câncer de colo de útero é a infecção por alguns tipos de HPV. Os fatores seguintes aumentam o risco de infecção pelo HPV: Continue lendo